Banco de Livros, parceiro Safe Park, ganha prêmios

Published

A Feira do Livro de Porto Alegre acabou – mas o Banco de Livros segue a mil! O projeto integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS ganhou o Prêmio IPL Retratos da Leitura, na Categoria ONGs, com o Projeto “Passaporte para o Futuro”. A Bibliotecária do Banco de Livros, Neli Miotto, recebeu o Prêmio em cerimônia realizada no dia 4 de dezembro, na UNIBES Cultural, em São Paulo. O patrono da cerimônia foi o pai da turma da Mônica, o clássico Mauricio de Sousa.

O Projeto Passaporte para o Futuro, do Banco de Livros, já instalou 98 espaços de leitura nas casas prisionais do Rio Grande do Sul e capacitou servidores, que fazem o atendimento junto aos apenados e familiares, além de doar 150 mil livros ao Projeto. A partir desse trabalho, os apenados obtiveram aumento nos índices de leitura, aprovações no ENEM Carcerário, produções de textos e escreveram três livros.

O Banco de Livros também havia sido destacado com o Prêmio Atenéa Felistoffa, do Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB10. Uma homenagem aos relevantes serviços prestados à classe Bibliotecária e à Biblioteconomia no Estado do Rio Grande do Sul. O Banco é uma das iniciativas da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, que foi instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS. É uma instituição criada para garantir maior acesso da população à cultura. Para isso, monta bibliotecas em locais de baixa renda como comunidades carentes, hospitais, escolas, presídios, asilos, entre outros. Em 2016 o Banco de Livros ultrapassou a marca de 1 milhão de livros recebidos. Já doou livros e instalou bibliotecas/salas de leituras em mais de 800 instituições carentes. A única empresa parceira do Banco de Livros no Estado é a Safe Park, que disponibiliza ponto de coletas de exemplares em seus estacionamentos. Que tal aproveitar e doar o seu também? Veja como: http://safepark.com.br/bancodelivros/ .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.